Turismo de Negócios de BH

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Notícias

AVIANCA ESTREIA QUATRO VOOS DIÁRIOS DE CONFINS A GUARULHOS.

Os voos fazem parte da estratégia da empresa de retomara operação no aeroporto mineiro

O aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ganhou nesta segunda-feira a operação de mais uma companhia aérea. A Avianca reestreou no terminal fazendo a ligação com Guarulhos, em São Paulo, em quatro voos diários. A empresa é a sétima a ter atividades em Confins. Os voos partindo do terminal mineiro serão operados por aeronaves do modelo A320. 

O batismo do voo – uma espécie de cerimônia em que o avião, após aterrissar, passa por dois caminhões que jogam jatos de água na aeronave -, ocorreu na manhã de hoje. Os horários das partidas estão distribuídos ao longo do dia, sendo o primeiro às 6h da manhã, saindo de Confins e o último às 18h45. No sentido contrário, a primeira partida ocorre as 7h20 e o último as 20h35, de segunda a quarta-feira. De quinta a sábado a partida de Guarulhos ocorre às 20h45, e aos domingos às 21h30. 

De acordo com o Tarcísio Gargioni, vice-presidente da Avianca Brasil, o momento é de retomada. “Era um a frustração não estar operando em Belo Horizonte. Hoje estamos no momento de celebração. Não só pelo momento, mas pela forma e consistência com que estamos operando”, afirmou. 

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BELO HORIZONTE SE PREPARA PARA RECEBER O EXPERIÊNCIA BRAZTOA SUDESTE

Última edição do ano, evento completa o ciclo pelas regiões do país e oferece experiências únicas e conhecimento para profissionais de turismo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, juntamente com a Secretaria de Estado do Turismo e o Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau são os anfitriões da edição do Experiência Braztoa da Região Sudeste. O evento acontece no dia 22 de agosto, das 13h às 19h, no Sebrae Minas, que fica na Avenida Barão Homem de Melo, 329. São esperados cerca de 250 participantes, entre agentes de viagem e profissionais do turismo da região.

Depois de ter passado por Recife, Curitiba e Rio Quente, o Experiência Braztoa foi preparado especialmente para o Sudeste, que representou R$ 970 milhões em venda de pacotes das operadoras BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) e transportaram 600 mil passageiros, que representaram e R$ 1,48 bilhões em impacto na economia brasileira, segundo dados do Anuário Braztoa 2017.

As inscrições gratuitas estão abertas e podem ser feitas pelo site www.braztoa.com.br. No mesmo endereço eletrônico, os agentes podem se cadastrar nas caravanas rodoviárias, com vagas limitadas, que oferecem transporte gratuito com saídas de Niterói, Volta Redonda, Petrópolis, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Três Rios, Caratinga, Ipatinga, João Monlevade, Juiz de Fora, Pará de Minas, Divinópolis, Itaúna, Varginha, Lavras e Betim.

“É com muito prazer que recebemos este evento em Belo Horizonte, cidade que também tem muito a oferecer aos profissionais de turismo. Temos como cartão-postal o Conjunto Moderno da Pampulha, eleito Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, que colocou a capital mineira em evidência em todo o mundo. Nossa rica gastronomia é também reconhecida mundialmente. Além disso, vale ressaltar que nosso Carnaval é um dos mais surpreendentes do país, arrastando 3 milhões de foliões pelas ruas da cidade”, comenta Aluizer Malab, presidente da Belotur.

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COM FOCO NA ECONOMIA CRIATIVA, BH SE TRANSFORMA EM CAPITAL DO AUDIOVISUAL

Em agosto acontecem MAX e CineBH, que reunirão produtores, investidores e especialistas, abrindo oportunidades de negócios

Agosto mal começou, mas promete transformar Belo Horizonte na capital brasileira do audiovisual. Entre os dias 22 e 27, dois grandes eventos vão reunir profissionais do Brasil e do exterior envolvidos em várias áreas produtivas do cinema, TV, games e mídias digitais. Serão palestras, rodadas de negócios e mostras cinematográficas promovidas pela Minas Gerais Audiovisual Expo (MAX) e pelo CineBH, que encampa mais uma edição de Brasil Cine Mundi.

Realizada pela segunda vez em BH, a MAX ocupará a Serraria Souza Pinto a partir do dia 23. Financiado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG) e Serviço Social da Indústria (Sesi-MG), o evento é aberto ao público. Oferecerá palestras e painéis com distribuidores, produtores e responsáveis por empresas envolvidas no fomento da indústria criativa nacional e estrangeira, sob a perspectiva do ''audiovisual 360'' – ou seja, extrapolando mídias tradicionais como TV e cinema, explica Lucas Soussumi, curador da programação.

''Vamos englobar não só o mercado tradicional, mas games, quadrinhos, música e conteúdo imersivo. Este ano, a gente terá como destaque os primeiros participantes internacionais, que vêm conhecer melhor os conteúdos brasileiros e informar como é o mercado europeu. Além disso, teremos um foco muito forte em questões jurídicas, com masterclass sobre fair use para explicar como funciona a legislação para a indústria criativa nos EUA, o copyright, pois ela é diferente no Brasil. Teremos também painéis voltados para propriedades intelectuais, taxação de incentivos e patrocínios'', destaca Soussumi.

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PESQUISA REVELA DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTES EM MG

Foram percorridas 450 cidades no mês de junho

Para mapear a consciência e o uso feito pelos municípios mineiros da inovação e da tecnologia no turismo, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG), em parceria com o Observatório do Turismo da Universidade Federal do Paraná, percorreu 450 cidades, no mês de junho, e seguiu a metodologia do projeto de pesquisa “Definição de Modelos Operacionais para Destinos Turísticos Inteligentes (DTI)”, coordenado pela Universidade de Alicante, Espanha. O resultado está disponível no site do Observatório do Turismo de Minas Gerais.

De acordo com o superintendente de Políticas do Turismo da Setur, Rafael Oliveira, os resultados apurados estão dentro do esperado e servem para o desenvolvimento de novas políticas públicas para o turismo no Estado. “Esse mapeamento é importante para que possamos detectar oportunidades e dificuldades. Sabemos que daqui a pouco será uma obrigação de todos os destinos usar a inovação e os serviços digitais, incentivar o empreendedorismo local e investir na qualidade das redes móveis. O estudo mostrou que a maioria dos municípios já entende essa realidade, porém, poucos começaram a trabalhar nisso. Merecem destaque Belo Horizonte e Araxá (Alto Paranaíba)”, explica Oliveira.

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AGÊNCIA DE FOMENTO À INOVAÇÃO REÚNE EMPREENDEDORES DE BELO HORIZONTE EM ESPAÇO COMPARTILHADO

A P7 Criativo, lançada nesta semana, pretende promover interação entre empresas de tecnologia de vários setores.

Foi lançada, nesta semana, uma agência desenvolvimento de tecnologias de incentivo à inovação e à indústria criativa em Belo Horizonte.

objetivo da P7 Criativo é incentivar que empreendedores de diversas áreas dividam o espaço e ideias.

Inicialmente, um andar inteiro de um prédio na Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte, foi totalmente reformado para receber as 150 estações de trabalho. Cinco empresas já estão instaladas no novo espaço, mas ainda há espaço para inscrições. O projeto é uma iniciativa do governo de Minas Gerais, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e com o Sebrae.

Depois, a sede será outra. Para isso, será promovida a restauração dos 25 andares do edifício Bemge, situado na Praça Sete. A inauguração está prevista para 2018.

O local vai abrigar escritórios, salas compartilhadas, auditório, centro de pós-produção audiovisual, a primeira biblioteca pública virtual de Minas Gerais e o Espaço Memorial Praça 7.

A revitalização do espaço está estimada em R$ 57 milhões. A obra vai recuperar as características e formas originais do prédio, projeto pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Fonte: G1 - por MGTV Belo Horizonte

 

CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO TOMA POSSE NA PREFEITURA

Tomou posse, na manhã desta terça-feira (8/8), no Salão Nobre da Prefeitura de Belo Horizonte, a nova composição do Conselho Municipal de Turismo (Comtur-BH), que cumprirá o mandato relativo à gestão 2017/2018. Estiveram presentes na posse o Prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Daniel Nepomuceno e o Presidente da Belotur Aluizer Malab.

De acordo com o Prefeito Alexandre Kalil, a gestão vem trabalhando intensamente para potencializar o turismo social, de lazer e de negócios para a capital mineira. "Nós estamos empossando um conselho importante que vai trabalhar junto conosco para alegrar ainda mais essa cidade. Todos os eventos feitos neste ano foram tidos como de sucesso, pois alcançamos números positivos nunca ainda vistos em Belo Horizonte. Esse é um conselho onde toda a sociedade é ouvida e participa. É um trabalho que está só começando”, disse o prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil.

Para Daniel Nepomuceno, Belo Horizonte já possui um cenário positivo, com calendários cultural e de eventos mais organizados, que contam com a participação de toda a cadeia produtiva. “Belo Horizonte possui uma das melhores prestações de serviços do país. Podemos acreditar no desenvolvimento do nosso turismo, de uma cidade hospitaleira, inteligente, conectada e tecnológica”, comentou o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Daniel Nepomuceno.

O presidente da Belotur Aluizer Malab aposta em três eixos para alavancar de vez o turismo em Belo Horizonte: integração, inovação e realização. “Temos que articular mais, conectar mais e, com isso, criar novas oportunidades para transformar para melhor, a partir de métodos e resultados, Belo Horizonte. A partir da nova gestão, o COMTUR passa a ser um espaço sistêmico de planejamento e viabilização do turismo na cidade. Ampliando a capacidade para manter e incrementar as atrações e os serviços locais necessários para o crescimento do turismo a longo prazo”, concluiu Malab.

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BELOTUR DIVULGA NÚMEROS DO ARRAIAL DE BELO HORIZONTE, O MAIOR DA HISTÓRIA DA CIDADE

Ao todo, 185 mil pessoas curtiram um mês de programação do Arraial de Belo Horizonte

O Arraial de Belo Horizonte tomou conta da cidade durante um mês de programação. Para se ter ideia, 185 mil pessoas curtiram os festejos juninos, sendo 70 mil nos dois finais de semana de evento da Praça da Estação, 15 mil na edição especial Minas ao Luar no Barreiro e 100 mil pessoas nas 242 festas associadas cadastradas pela Belotur. A movimentação econômica dos fins de semana de evento na Praça da Estação, de 30 de junho a 2 de julho e 8 e 9 de julho, chegou a R$ 1,68 milhão.

O presidente da Belotur, Aluizer Malab, está satisfeito com o resultado da pesquisa, mas diz que o Arraial de Belo Horizonte ainda vai ser melhor. “Nós conseguimos evoluir bastante em 2017, agregando todos os festejos juninos da cidade no período de um mês. Conseguimos mapear, divulgar as festas e também ajudar com segurança e organização. Temos a certeza de que o nosso Arraial é um produto turístico de altíssimo nível e vamos trabalhar para que ele promova ainda mais a nossa cidade, atraia turistas e continue gerando renda para a cadeia produtiva de BH”.

Ainda de acordo com Malab, o trabalho com o Arraial de Belo Horizonte neste ano não termina juntamente com a sua programação. “Essa foi a primeira realização do Arraial de Belo Horizonte na nova gestão da Prefeitura Municipal. Sabemos que as quadrilhas, que são as estrelas do evento, trabalham o ano inteiro e nossa ideia é cada vez mais apoiá-los. Além disso, mesmo com o término de sua programação (que foi até dia 9 de julho), o evento continua promovendo a cidade, por meio de contra-partidas que temos com a conquista do Edital de Festejos Juninos”, comenta.

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