Turismo de Negócios de BH

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Notícias

MINASCENTRO E EXPOMINAS VÃO A USO PRIVADO

Governo abre edital que permite concessão onerosa, no modelo Maior Oferta, por até 70 anos, dos espaços.

O governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), abriu edital de licitação para concessão onerosa de uso do Expominas Belo Horizonte e do Minascentro para uma única empresa ou um consórcio de empresas. O edital está disponível para download na página eletrônica da Codemig (www.codemig.com.br), na aba Licitações. A licitação, que será na modalidade “Concorrência”, tipo “Maior oferta”, ocorrerá em 2 de agosto de 2017. Os pedidos de esclarecimento poderão ser enviados por e­mail para o endereço Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

Caberá ao licitante vencedor a operação econômica dos bens concedidos, com destinação vinculada à promoção de eventos, como feiras, convenções, shows e espetáculos, e encargos relacionados à realização de investimentos e obras de manutenção e modernização, por exemplo. A gestão incluirá a exploração de outras atividades econômicas relacionadas ao objeto, como estacionamento, bares, lanchonetes, restaurantes, lojas e camarotes nas áreas da concessão.

Em janeiro, a Codemig realizou pregão presencial para concessão onerosa de uso do Minascentro. Não houve empresas interessadas. Agora, por estratégia de gestão, os ativos Expominas e Minascentro serão licitados em conjunto, mediante sinalização do mercado de que ambos os empreendimentos se complementam, com o potencial de alavancar eventos como os oriundos do terceiro setor.

Leia mais...
 

BELO HORIZONTE É ELEITA 1° LUGAR NO RANKING DA “URBAN SYSTEMS”

Belo Horizonte ganhou, na manhã desta quarta-feira, dia 21, o 1° lugar no ranking da “Urban Systems” como cidade referência em sustentabilidade e meio ambiente. Os altos índices de saneamento e de coleta de lixo ajudaram a garantir o topo do ranking de Meio Ambiente pelo terceiro ano consecutivo. O uso de energia solar no Mineirão também contou pontos a favor de BH, que já é conhecida como a Capital Solar do Brasil.


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, receberá o prêmio, nesta quinta-feira, dia 22, em São Paulo. O Secretário de Meio Ambiente, Mário Werneck, irá apresentar durante o Fórum do “Connected Smart Cities” as políticas públicas de meio ambiente que se tornaram referência para todo o Brasil. 


"Esse reconhecimento muito nos honra e é fruto do que acreditamos construir: uma ‘smart city’. O planejamento estratégico da nossa administração contempla o desenvolvimento de projetos urbanos integrados e sustentáveis. Estamos numa constante busca por novas tecnologias e soluções inteligentes para os nossos problemas urbanos que afetam diretamente a qualidade de vida dos belo-horizontinos. Buscamos a construção de uma cidade cada vez mais moderna e inteligente”, disse o secretário de Meio Ambiente, Mário Werneck. 

Leia mais...
 

PROJETO ESTIMULA A CRIAÇÃO DE NOVAS OFERTAS TURÍSTICAS PARA BELO HORIZONTE

Os turistas que visitam Belo Horizonte permanecem na cidade em média 8,7 dias, de acordo com um estudo feito pela Secretaria de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG). Apesar de ser a segunda cidade mais procurada pelos visitantes no estado, atrás apenas do Circuito da Serra da Canastra, a capital mineira vem ganhando a preferência do turista, a exemplo do Carnaval, que neste ano reuniu 3 milhões de pessoas na cidade.

Para ampliar ainda mais a permanência dos visitantes na cidade, o Sebrae Minas criou o “Ideathon: Experiência e Geração de Valor”, um projeto inovador para unir e estimular o desenvolvimento de pequenos negócios do setor turístico, cultural e de economia criativa em Belo Horizonte. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Belotur.

Estão participando do projeto, que começou em março deste ano, 12 empreendedores, além de organizadores de eventos, meios de hospedagens e negócios criativos, entre eles, os conhecidos grupos de teatro, dança e música: Tambor Mineiro, Galpão, Giramundo, 1º Ato, Terra dos Pássaros e Grupo Corpo.

Leia mais...
 

BELO HORIZONTE SEDIARÁ “EXPERIÊNCIA BRAZTOA”

Durante reunião com a diretoria da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), nesta quarta-feira (26 de abril), a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) anunciou que Belo Horizonte sediará o evento Experiência Braztoa Sudeste, que acontecerá no próximo dia 22 de agosto. 

alt

Na ocasião, um termo de intenção foi assinado entre a Setur e a Braztoa, representada pela diretora executiva da instituição, Mônica Eliza Samia, com o intuito de firmar uma parceria para realização do evento.

Promovendo o turismo de negócios, a capital mineira receberá cerca de 300 agentes de viagens oriundos do interior de Minas e de outros estados brasileiros, 35 operadores BRAZTOA, companhias aéreas e demais atores que compõem o trade turístico. 

Leia mais...
 

AVIANCA INICIA VENDA DE PASSAGENS PARA BELO HORIZONTE

A Avianca Brasil divulgou hoje que irá operar regularmente no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, com quatro voos diários ligando a capital mineira ao Aeroporto Internacional de São Paulo, além de três outras operações semanais.

Os voos da Avianca de e para Confins serão operados com aeronaves do modelo A320.

“Com nossa entrada no Estado, selamos um forte compromisso com os mineiros e todo o Brasil. Nossos clientes terão opções de viajar em vários horários – pela manhã, à tarde ou à noite –, um diferencial importante para quem precisa ir e voltar no mesmo dia. A oferta também atenderá àqueles que embarcam ou chegam nos voos internacionais de conexão das nossas parceiras da Star Alliance. Estamos felizes por poder contribuir para a indução de negócios, movimentando a economia da ampla região servida pelo aeroporto de Confins”, afirma o presidente da Avianca Brasil, Frederico Pedreira.

Os bilhetes de e para Belo Horizonte estão disponíveis para compra no site da Avianca Brasil e também pelos telefones 4004-4040 (para São Paulo e principais capitais) e 0300-789-8160 (demais localidades).

Fonte: Panrotas

 

BELO HORIZONTE É A QUARTA CIDADE MAIS INTELIGENTE DO BRASIL

Ranking elenca cidades que conseguem aliar inteligência e tecnologia em diversos aspectos, como urbanização e meio ambiente.

As capitais São Paulo (SP), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES) foram eleitas as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. É o que mostra o ranking Connected Smart Cities, elaborado pela  Urban Systems e publicado com exclusividade por EXAME.com.

As cidades que são destaque nesse estudo têm ao menos uma característica em comum. Nelas, o desenvolvimento econômico vai além da estatística e é pensado de uma maneira mais global.

Por isso, o estudo das cidades mais inteligentes do Brasil avalia a integração entre mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança em mais de 500 cidades brasileiras, usando 70 indicadores.

Fonte: Exame.com

 

TURISMO DIVULGA RESULTADO DE CHAMADA PÚBLICA PARA APOIO À PROMOÇÃO DE FESTAS JUNINAS

Foram selecionadas cinco propostas de quatro regiões. Prazo para apresentação de recursos é de 2 a 4 de maio de 2017

O Ministério do Turismo e a Embratur divulgaram nesta sexta-feira (28) o resultado preliminar do Edital de Chamada Pública nº 001/2017, cujo objeto é a seleção de propostas relacionadas a festejos juninos para a participação de municípios em ações de promoção, comunicação e apoio à comercialização.  Belo Horizonte (MG), Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS), e São Luís (MA) foram as propostas vencedoras desta fase. 

Ao todo, o Ministério do Turismo recebeu propostas de 25 municípios, das quais 16 foram habilitadas e submetidas à análise da comissão julgadora formada por servidores do Ministério do Turismo e da Embratur. O objetivo inicial era contemplar todas as regiões brasileiras com a seleção de uma proposta de cada uma delas.  Entretanto, como municípios da Região Sul não se candidataram, foi selecionado um de maior pontuação de outra região, conforme previsto no edital. 

Leia mais...
 


Página 1 de 61