Turismo de Negócios de BH

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home

SEDECTES REÚNE AGENTES PARA FORTALECER INOVAÇÃO EM MINAS GERAIS

E-mail Imprimir PDF

Encontro marcou o início de uma série de ações de fomento realizadas pela Secretaria em todo o Estado.

Investir em inovação e desenvolvimento tecnológico é uma das formas de diversificar a economia de qualquer região. O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) tem trabalhado com diversas ações com esse intuito.

Dentro desse propósito, o Programa Minas Digital abrange todas as ações executadas pela Sedectes e, nesse final de semana, uma nova estratégia foi apresentada em um encontro de dois dias no Seed em Belo Horizonte/MG.

Diversos agentes de inovação de várias partes do Estado receberam orientações sobre os programas e puderam conhecer a fundo as ações que estão no calendário da Secretaria. O objetivo do encontro foi fortalecer os laços entre todas as regiões mineiras e o Governo para identificar ações independentes que ocorrem nesses locais. Além disso, o programa vai levar as ações desenvolvidos pela Sedectes a essas regiões, gerando sinergia e visibilidade.

O secretário da Sedectes, Miguel Corrêa, esteve no evento e destacou a importância dos agentes no fomento à inovação. “Queremos descobrir a inovação e os grandes projetos em todo o Estado, desde o Vale do Jequitinhonha até o Sul de Minas. Todo o estado estará dentro desse ecossistema fazendo com que ideias se transformem em projetos e negócios”. Miguel apontou, ainda, que a melhor forma para fortalecer não apenas as principais fontes de economia do estado - mineração e agricultura -, mas também outras cadeias, é investir em inovação.

Os agentes de inovação que estão participando do programa de capacitação já impactam mais de 500 mil pessoas com eventos ligados à inovação, como palestras, Startup Weekend, divulgação e ações dentro de escolas e faculdades.

No domingo, segundo dia do evento, as atividades começaram logo cedo. A equipe da Sedectes apresentou os principais programas realizados pelo Minas Digital e o calendário de atividades do ano.

O subsecretário de Ciência, Tecnologia e inovação, Leonardo Dias, ressaltou a importância dos agentes no sentido de divulgar as ações dentro das cidades e dar visibilidade para que o governo possa, não apenas conhecer o que está sendo feito, mas também contribuir e incentivar projetos. "O Estado fez um estudo para identificar quem está realizando ações em suas comunidades. O levantamento chegou a essas pessoas que estão aqui hoje", completa Leonardo Dias.

Ações da Sedectes apresentadas:

UAITEC - Olivan Rodrigues, superintendente de inovação falou sobre o UAITEC - Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais apresentando os dados e a expansão do programa. Atualmente estão disponíveis diversos cursos com línguas, TI, desenvolvimento web e mídias sociais.

PII - Cecília Serpa, diretora de ambientes de inovação, apresentou o Programa de Incentivo à Inovação - PII, que atua na base da cadeia de inovação de Minas Gerais. O programa funciona como um radar que identifica e conecta universidades e os produtos desenvolvidos. Atualmente, são quase 700 projetos inscritos e 140 protótipos desenvolvidos.

Seed - Programa de Aceleração de Startup do Governo de Minas - foi apresentado pela coordenadora do programa, Silvana Braga. Entre os pontos destacados, estão os benefícios de mais de US$ 1 milhão alcançados pelos acelerados na última edição do programa. O resultado com as 40 empresas que serão aceleradas na quarta rodada será conhecido a partir de 2 de maio. No dia 20 de junho, as equipes serão recebidas no Seed para começar a aceleração.

Pop Ciência - Programa de popularização da ciência foi apresentado pela coordenadora Marina Andrade. Entre as ações, destacam-se o Pint Of Science, evento que ocorre em diversos países ao redor do mundo. Outro programa apresentado foi a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que vai também ser realizado de forma descentralizada em Minas Gerais.

Simi - Sistema Mineiro de Inovação - O coordenador do Portal, Fernando de Lucena, apresentou a plataforma aos participantes e tirou dúvidas de como o agente de inovação pode participar, sugerir pautas e divulgar eventos.

Hub Minas Digital - O subsecretário de Ciência, Tecnologia e inovação, Leonardo Dias, anunciou, entre outras coisas, o HUB Minas Digital. Uma plataforma virtual e um espaço físico serão inaugurados em parceria entre a Sedectes e o Iepha, que vai assumir o prédio da Rainha da Sucata, na Praça da Liberdade, a partir de abril. O prédio foi construído em 1980, uma referência ao pós-modernismo, e é um marco dentro do complexo de museus do Circuito Liberdade. "O objetivo é fazer uma aproximação entre o governo e as ações que acontecem em Minas Gerais. O Rainha da Sucata será o espaço para isso, com uma área interativa e coworking. Além disso, o Hub Minas Digital terá um Portal que vai concentrar todos os agentes do ecossistema, como aceleradoras, investidores e as empresas mineiras.

Mais informações acesse: www.minasdigital.mg.gov.br

Fonte: Sistema Mineiro de Inovação - SIMI

LAST_UPDATED2