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MINAS GUIDE É LANÇADO NA CAPITAL

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Minas Gerais acaba de dar mais um passo rumo ao ambiente internacional de negócios com o lançamento da sexta edição do Minas Guide, guia que apresenta o Estado a investidores internacionais. A publicação, que é elaborada pela Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), foi lançada ontem na sede da associação e conta com uma parceria de peso: o Ministério de Relações Exteriores. Por meio do ministro Orlando Ribeiro, diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos, o governo federal está se comprometendo a fomentar as relações comerciais entre empresas mineiras e investidores internacionais.

Responsável pela orientação do desenvolvimento do guia, a vice­presidente do Conselho Empresarial de Relações Internacionais e coordenadora do Projeto Internacionaliza BH, Mônica Cordeiro, explica que o objetivo do Minas Guide é mostrar Minas Gerais ao mundo, bem como seu ambiente de negócios e seu potencial para atração de investimento. Ela destaca que a edição 2016/2017 chega com a novidade de versões em cinco línguas: inglês, espanhol, francês, mandarim e árabe. Além disso, ela destaca que a parceria com o Ministério de Relações Exteriores possibilitará que o guia tenha uma divulgação ainda mais abrangente que os anteriores.

"Essas novidades estão transformando o Minas Guide em uma verdadeira plataforma de internacionalização de empresas mineiras. A inclusão de versões em novos idiomas é uma gentileza que fazemos e que conquista os investidores. Nossa intenção é continuar ampliando os idiomas", afirma. Mônica Cordeiro acredita que o guia será uma ferramenta valiosa para as empresas que queiram atrair parceiros internacionais ou passar a acessar novos mercados com seus produtos, seja vendendo ou comprando. A publicação traz informações sobre a economia mineira, bem como a infraestrutura, cultura, turismo e potencialidades do Estado. Além da versão impressa o guia também poderá ser acessado pela internet.

O ministro Orlando Ribeiro afirma que o Itamaraty vai disponibilizar o guia para sua rede de embaixadas, alcançando 200 postos diferentes. Para ele, Minas Gerais tem grande potencial para atração de investimentos externos. "Minas Gerais é a terceira maior economia do País e o segundo maior estado exportador do País. Daqui do Estado saem mais de 50% do café brasileiro, que é o produto que nos identifica no exterior, então essas características facilitam o trabalho do Ministério de Relações Exteriores", diz.

O ministro destaca, ainda, que o momento de crise vivido pelo Brasil também é propício para o fomento das relações comerciais internacionais. "Vivemos um momento de mudanças de expectativas e a percepção lá de fora é que a situação econômica no País vai melhorar. Os investidores estão percebendo que os nossos ativos estão com bom preço e que a tendência é eles valorizarem", afirma.

Ribeiro destacou que a parceria com a ACMinas vai além da divulgação do guia. A intenção do Itamaraty é desenvolver um plano de trabalho para 2017, que inclui eventos e missões internacionais para aumentar as possibilidades de empresários mineiros terem resultados reais nessa relação comercial. Para o presidente da ACMinas, Lindolfo Paoliello, a parceria com o Itamaraty traz uma provocação importante para os empresários mineiros, que é a necessidade de atrair investimentos. "Falamos muito de exportação, mas o ministro traz o foco na atração de investimentos externos. Essa é uma provocação positiva para despertar em Minas Gerais esse ambiente de atração de investimento", destaca.

Fonte: Diário do Comérico

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